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Arquiteturas ou estilos de trompas duplas: Kruspe, Geyer e outras

Quando falamos de trompas duplas, é inevitável abordarmos a questão da sua arquitetura construtiva. Em inglês essa arquitetura construtiva é chamada de style, model ou ainda wrap.

Em português gosto de usar a expressão arquitetura, pois os termos style (estilo) e model (modelo) podem ser confundidos com questões estéticas ou comerciais.

O termo wrap é de uso ainda mais complicado, em tradução literal significa algo como embrulhar, empacotar, enrolar, em referência à maneira pela qual as voltas da trompa são dobradas ou enroladas.

Kruspe, o pioneiro da trompa dupla

Na segunda metade do século XIX a arte e a técnica de tomaram rumos que foram um divisor de águas na história desse instrumento.

Com a evolução dos sistemas de válvulas e pistões (antes os trompistas lidavam com muitos conjuntos de voltas de afinação dos instrumentos naturais) aos poucos os músicos e fabricantes elegeram as tonalidades de Fa, Mib e Sib como as a mais práticas e versáteis.

Cada trompista, em função da sua técnica ou da tessitura e das exigências do repertório, escolhia entre instrumentos de uma ou outra afinação para a execução de uma determinada obra.

Apesar de muitos experimentos de construtores alemães e austríacos, coube a Eduard Kruspe (fabricante de instrumentos em Eisenach/Alemanha), a construção do primeiro protótipo de uma trompa dupla (Fa/Sib) por volta de 1897 a partir de um projeto de Edmund Gumpert, sobrinho do famoso trompista e professor Friedrich Gumper.

Trompa Eduard Kruspe 1899 - Flatschart Horns
Trompa Eduard Kruspe 1899 – Fonte: Zeitschrift für Instrumentenbau

Atualmente as arquiteturas (estilos ou modelos) Kruspe (como Conn 8D, Holton H179, Reynolds Contempora 190) e Geyer (como Yamaha 667, Hans Hoyer 801, Paxman 27) são as mais conhecidas. Mas existem (e existiram) muitas outras, algumas de difícil classificação, pois compartilham diferentes elementos construtivos.

Metais da Orquestra Sinfônica de Boston (1921) com trompas simples, compensadas e duplas de arquitetura Schmidt e Kruspe – Fonte: Principal Musicians of the Boston Symphony Orchestra.

Abaixo, algumas das mais populares arquiteturas, destaco que aqui não estão incluídas arquiteturas de trompas simples ou compensadas, apenas as trompas duplas, full double (inglês) ou Doppelhorn (alemão)


Referências:

3 respostas em “Arquiteturas ou estilos de trompas duplas: Kruspe, Geyer e outras”

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