Antiguidade


Fundamentação Teórica

Alguns aspectos físicos e acústicos importantes para a compreensão da evolução técnico-musical da trompa.

Acústica

Os principais elementos dos instrumentos de metal são uma bocal em forma de funil, um tubo e uma campana.

O ar soprado por entre o movimento vibratório dos lábios gera um fluxo de ondas dentro do tubo do instrumento produzindo o som.

Ao alterar a pressão dos lábios e a quantidade de ar você pode criar e controlar uma série de sons naturais, conhecidos como séria harmônica.

Com a evolução dos instrumentos de metal, foi possível preencher as lacunas desta séries harmônica, permitido a emissão de toda a escola cromática.

Série harmônica - Flatschart Horns
Fig. 1 – Série harmônica

O timbre de um instrumento de metal depende muito da forma do bocal e do tubo do instrumento.

Fig. 2 – Bocal
  • Um diâmetro maior do copo (cup) gera um som mais intenso,
  • Um diâmetro menor do copo (cup) gera um som menos intenso
  • Um copo (cup) mais profundo e um backbore maior resultam em um som mais escuro.
  • Um copo (cup) mais raso e um backbore menor resultam em um som mais claro.
Quatro bocais com copos do mesmo diâmetro, porém com formatos internos diferentes - Flatschart Horns
Fig. 3 – Quatro bocais com copos do mesmo diâmetro, porém com formatos internos diferentes
  • A – Bocal de trompete barroco – som duro e áspero.
  • B – Bocal de trompete moderno – som redondo e intenso.
  • C – Bocal de corneta de pistões (cornet) – som suave (macio).
  • D – Bocal de trompa – som suave (macio) e escuro.

O tubo pode ser cilíndrico, um tubo cujo diâmetro é o mesmo do bocal até a campana. Resulta em um som claro e brilhante, como trompete e trombone.

Tubo cilíndrico - Flatschart - Horns
Fig 4. Tubo cilíndrico

O tubo pode ser cônico, um tubo cujo diâmetro aumenta do bocal até a campana. Resulta em um som denso e escuro como flugelhorn, trompa e tuba.

Fig 5. Tubo cônico

Importante ressaltar de que o timbre e a qualidade sonora do instrumento também dependem da espessura dos tubos e dos diferentes tipos de metais com os quais são construídos, latão, estanho, chumbo, cobre, bronze, prata e outros.

Primórdios

Os instrumento de metal são conhecidos desde a Pré-História, embora pareça mais apropriado chamá-los de instrumentos de sopro labial (Lip Wind Instruments) pois é a maneira de tocar que eles têm em comum, e não o material de que são feitos, já que os antepassados do atuais instrumentos de metal eram produzidos com as mais diversas matérias primas como bronze, madeira, chifre de animais ou argila.

Não se sabe exatamente que tipo de música foi tocada pelos instrumentos desse período, mas o seu som intenso e marcante deve ter sido usado, a princípio, como forma de sinalização.

Foram usado também utilizados ​​em rituais religiosos, grandes cerimônias, e definitivamente em operações militares.

Egito

Trombetas egípcias - Flatschart Horns
Fig. 6 – Trombetas egípcias

Acima duas trombetas (khnoue) que foram encontradas no túmulo de Tutancâmon no Egito por volta de 1400 a.C. Uma delas é feito de prata com 58 cm de comprimento e a outra de bronze banhado a ouro com 49,4 cm de comprimento. Ambas possuem um bocal metálico em forma de anel.

Dançarinas egípcias e trombeta - Flatschart Horns
Fig. 7 – Dançarinas egípcias e trombeta

Acima um alto relevo egípcio feito na pedra entre 1353 e 1335 a.C mostrando um grupo de dançarinas seguido por um homem tocando uma trombeta.

Israel

Os israelitas aperfeiçoaram um tipo trombeta de guerra egípcia após o seu exílio e a chamaram de Hazozra. Este instrumento é citado no Antigo Testamento, no Livro dos Números 10:1-8.

Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação, e para a partida dos arraiais.
E, quando as tocarem, então toda a congregação se reunirá a ti à porta da tenda da congregação.
Mas, quando tocar uma só, então a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.
Quando, retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do oriente.
Mas, quando a segunda vez retinindo, as tocardes, então partirão os arraiais que estão acampados do lado do sul; retinindo, as tocarão para as suas partidas.
Porém, ajuntando a congregação, as tocareis; mas sem retinir.
E os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e a vós serão por estatuto perpétuo nas vossas gerações.

Números 10:1-8
 Alto relevo do Arco do Trinfo de Titus Flavius Vespanius em Roma - Flatschart Horns
Fig. 8 – Alto relevo do Arco do Trinfo de Titus Flavius Vespanius em Roma

Na figura acima, uma cena no Arco do Triunfo do imperador Titus Flavius Vespasianus, erguido em Roma (70 d.C.) após a conquista de Jerusalém que mostra duas trombetas (hazozras) entre o espólio de guerra.

Outro instrumento de sopro labial israelense é o Schofar, feito de chifre de bode ou de carneiro e ainda hoje usado em sinagoga. Para fazer um Shofar o chifre do animal é aquecido e modelado.

Shofar - Flatschart Horns
Fig. 9 – Shofar

Conta a Bíblia que com o uso de sete desses instrumentos, Josué e seus sacerdotes conseguiram derrubar os muros de Jericó.

E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

Josué 6:4,5

Grécia

O gregos usavam um tipo de trombeta chamada Salpinx. É mostrada em muitas imagens, mas resta apenas um exemplar de cerca de 450 a.C.

É feita de partes de marfim unidas com anéis de bronze, metal também utilizado no bocal e na campana.

Salpinx grego - Flatschart Horns
Fig. 10 – Salpinx grego

Império Romano

Os romanos herdaram seus instrumentos de metal dos antigos etruscos. O exército romano era uma máquina de guerra bem organizada e conta a história de que os inimigos temiam o som vindo das suas legiões de soldados.

Alguns instrumentos se destacavam, cada um com sua própria função:

  • Lítuo (Lituus)
  • Tuba (Tubus)
  • Corno (Cornu)
  • Buzina (Buccina)
O Lítuo (Lituus) era usado pela cavalaria - Flatschart Horns
Fig. 11 – O Lítuo (Lituus) era usado pela cavalaria
A Tuba (Tubus) romana não tem qualquer ligação com a tuba moderna -  Flatschart Horns
Fig. 12 – A Tuba (Tubus) romana não tem qualquer ligação com a tuba moderna
Corno (Cornu) - Flatschart Horns
Fig. 13 – Corno (Cornu)

A Buzina (Buccina) era semelhante ao Corno (Cornu), e era utilizada para marcar as mudanças das horas nos turnos da noite.

Quem executava qualquer um desses instrumentos geralmente era chamado de buccinator (buccinatores no plural), cuja tradução literal é tocador de buzina, mas algumas vezes eram utilizados nomes específicos como cornicines (tocadores de corno) e tubicens (tocadores de tuba).

Buccinatores tocando tubas e cornos - Flatschart Horns
Fig. 14 – Buccinatores tocando tubas e cornos / Coluna de Trajano em Roma
Buccinator tocando corno / Alto relevo de um sarcófago romano - Flatschart Horns
Fig. 15 – Buccinator tocando corno / Alto relevo de um sarcófago romano
Soldados romanos com tubas e cornos / Gravura de 1533, MET/NY  - Flatschart Horns
Fig. 16 – Soldados romanos com tubas e cornos / Gravura de 1533, acervo do Metropolitan Museum of Art (NY/EUA)
Soldados romanos com tubas e cornos / Quadrinhos Asterix de Albert Uderzo e René Goscinny - Flatschart Horns
Fig. 17 – Soldados romanos com tubas e cornos / Quadrinhos Asterix de Albert Uderzo e René Goscinny

Centro e Norte da Europa

Alphorn (Trompa Alpina) - Flatschart Horns
Fig. 18 – Alphorn (trompa alpina)

Não se sabe ao certo a origem da trompa alpina, mas provavelmente seja uma evolução do lituus romano. Seu comprimento pode variar de 1,5 m a 3,5 m, mas existem versões com até 5 m.

Feita de madeira escavada é um um instrumento de pastoreio do rebanho e de sinalização entre os antigos povoados dos Alpes. A trompa alpina é o instrumento nacional da Suíça.

Semelhante à trompa alpina é o Neverlur ou Birch Bark Lur, é uma trompa feita de madeira da casca da bétula. É tipico da Noruega e Suécia.

Neverlur ou Birch Bark Lur - Flatschart Horns
Fig. 19 – Neverlur ou Birch Bark Lur

Semelhante ao Neverlur temos o Midwinterhoorn holandês cuja tradução seria “A Trompa do Solstício de inverno”

Um dos mais impressionantes instrumentos de metal da antiguidade era o Lur da idade do bronze (1500 e 400 a.C). Era feito de peças de metal fundidas e sobrepostas, quase sempre em pares do mesmo tamanho mas com as campanhas em direções opostas, em referências às duas presas de um mamute.

Lurs foram encontrados na Dinamarca, Norte da Alemanha e Suécia enterrados em turfeiras e presumivelmente eram usados em cerimônias. religiosas e militares

O Lur consegue emitir 8 notas naturais. É o instrumento nacional da Dinamarca.

O Carnyx era um instrumento de metal dos celtas na idade do ferro, foi usado por volta de 200 aC a 200 dC. Era um tipo de trompete ou trompa de bronze.

O sino era estilizado na forma de uma cabeça de javali, ou de outro animal, com boca aberta ou de outro animal.

Era usado para incitar tropas à guerra, sua altura permitia que, assim como o Lur, fosse ouvido acima da multidão dos participantes de batalhas e cerimônias.

A trompa de Loughnash, foi descoberta durante as obras de drenagem no local do um antigo lago Loughnashade na Irlanda. Uma coleção de crânios e ossos humanos também foi descoberta no local, sugerindo algum tipo de ritual.

Medindo 1,86 m de comprimento é feito de chapas curvadas e rebitadas de bronze e provavelmente data do ano 100 aC.

É um dos mais bem conservados instrumentos de metal da antiguidade e encontra-se em exposição no National Museum of Ireland

Ásia

O Dung é uma trompa de 5 m de comprimento encontrada na China e do Tibete.

Dung - Flatschart Horns
Fig. 24 – Dung

América Central

Sacerdotes Maias tocando uma espécia de trombeta em um mural datado de 400 aC.

Fig. 25 - Trombeta Maia - Flatschart Horns
Fig. 25 – Trombeta Maia

África

Kakaki é uma trombeta de metal de até 4 m de comprimento usada na música cerimonial dos Hauçás, povos da África Ocidental que se encontram hoje principalmente no norte da Nigéria e no sudeste do Níger.

Kakaki Hauçá - Flatschart Horns
Fig. 26 – Kakaki Hauçá