Já falamos um pouco sobre a história de E. Kruspe em Arquiteturas ou estilos de trompas duplas: Kruspe, Geyer e outras agora vamos detalhar algumas das suas especificidades das trompas baseadas em sua arquitetura construtiva.
Em linhas gerais as trompas de arquitetura Kruspe possuem o rotor de comutação entre Fa e Sib desalinhado em relação aos 3 rotores principais e localizado antes destes, portanto, mais próximo do bocal.
Estas características, somadas á campanas mais largas, conferem às trompas com arquitetura Kruspe um timbre mais escuro que valoriza sustancialmente os registros graves e médios.
O primeiro protótipo de E. Kruspe data de 1897 e a patente oficial de 1899, porém, a maioria dos instrumentos que hoje chamamos de trompa Kruspe é herança do modelo Horner lançado em 1904. Leva este nome por que seguia as especificações construtivas do trompista austríaco radicado nos EUA, Anton Horner (1877-1971.
Alpaca (German Silver), campana grande, rotores acionados por cordas, este padrão tornou-se o modelo Horner, nome que foi dado pelo próprio E. Kruspe não por mim.
Anton Horner, traduzido e adaptado de Dick’s Horns (Richard J. Martz)
Com o tempo esse modelo tornou-se amplamente conhecido nos EUA como trompa Kruspe e teve seu projeto copiado copiado por Charles Gerard Conn para criar a famosa Conn modelo 8D lançada em 1937.
Nesta foto produzida para fins publicitários, podemos ver da esquerda para a direita:
- Mason Jones
- Theodore Seder
- A. A. Tomei,
- Herbert Pierson
- Anton Horner
- Clarence Mayer
Todos com Krusp-Horner, exceto Herbert Pierson, que toca com uma Conn 8D.
Outras trompas baseadas na Arquitetura Kruspe
Referências:
4 respostas em “Trompas de Arquitetura Kruspe”
[…] Kruspe […]
[…] Kruspe […]
[…] um projeto adaptado da arquitetura (estilo) Kruspe, porém com som mais brilhante se comparado às Kruspe-Horner como a Conn […]
[…] Em 1956, James Chambers (1ª trompa da Filarmônica de Nova York entre 1946-1969) que na época tocava com uma Conn 8D, foi convidado por Reynolds para colaborar em um novo projeto também inspirado nas Kruspe-Horner. […]