As origens desse instrumento remontam ao final dos anos 30, quando Charles Gerard Conn adaptou as trompas Kruspe-Horner, que eram importadas por Anton Horner (Trompista da Orquestra de Filadélfia, 1902-1946) e criou a Conn Modelo 8D.
Nessa mesma época Foster Allen Reynolds (1883 – 1960) também inspirado na Kruspe-Horner cria suas próprias trompas com arquitetura Kruspe. A partir de 1950, esses instrumentos são desenvolvidos com a ajuda de Max Pottag (2ª Trompa da Sinfônica de Chicago entre 1907-1947) e recebem o nome de Reynolds Contempora Modelo Pottag.
Em 1956, James Chambers (1ª trompa da Filarmônica de Nova York entre 1946-1969) que na época tocava com uma Conn 8D, foi convidado por Reynolds para colaborar em um novo projeto também inspirado nas Kruspe-Horner.
Com ajuda de Chambers, Reynolds lançou em 1958 uma trompa para rivalizar com as melhores Conn 8Ds da época, som escuro, expressiva e de respostas rápidas.
Chambers pediu que fossem produzidos duas versões desse instrumentos, uma versão de níquel-prata chamada de Contempora 191 e uma versão de metal amarelo, a Contempora 190. Ambas passaram ser conhecidas como Reynolds Contempora Modelo Chambers.
Entre 1958 e 1961 James Chambers usou exclusivamente esses instrumentos na Filarmônica de Nova York. Foi o seu período de ouro!
…that horn stayed with me all my playing years, except for a short period of three years while I was developing a Chambers Model Horn …
Entrevista de James Chambers para o jornalista Jeff Silberschlag
O naipe de trompas da LPO (London Philharmonic Orchestra) utilizou Reynolds por vários anos.
Foram produzidas até o final dos anos 1970, quando a F.A. Reynolds Co. fábrica encerrou suas atividades.
Minha Reynolds
- Fabricante: F.A. Reynolds Co. (EUA).
- Modelo: Contempora 190 Modelo Chambers.
- Arquitetura: Kruspe.
- Afinação: Fa/Sib.
- Número de série: 54976.
- Ano de fabricação: 1958/1959.
- Ano de aquisição: 2020.
- Indicações:
- Alunos de nível intermediário/avançado.
- Profissionais que procuram um segundo instrumento com arquitetura Kruspe e ótimo custo benefício.
- Profissionais e colecionadores que buscam um instrumento histórico, de excelente qualidade, com poucas unidades fabricadas (1958-1961).
Referências:
2 respostas em “Reynolds Contempora 190 Modelo Chambers – 1958/1959”
[…] as arquiteturas (estilos ou modelos) Kruspe (como Conn 8D, Holton H179, Reynolds Contempora 190) e Geyer (como Yamaha 667, Hans Hoyer 801, Paxman 27) são as mais conhecidos. Mas existem (e […]
[…] Reynolds Contempora 190 […]