A Gebr. Alexander, Rhein. Musikinstrumentenfabrik GmbH fabrica instrumentos musicais em Mainz (Alemanha) desde 1782 e ainda hoje, depois de sete gerações, é dirigida pelos descendentes de seu fundador, Franz Ambros Alexander (1753-1802).
Gebr. é a forma abreviada para Gebrüder, cujo significado é irmãos em português.
Em 1909 o Escritório Imperial Alemão de Patentes concedeu a Friedrich Sebastian Anton, Georg Philipp e seu tio Franz Anton a patente de um novo mecanismo de rotor para trompa dupla.
Chamada de modelo 103, foi a primeira trompa dupla construída com as tubulações de Fa e de Sib completamente independentes em afinação e cuja comutação era controlada por até então um inédito rotor de seis saídas.
É um projeto adaptado da arquitetura (estilo) Kruspe, porém com som mais brilhante se comparado às Kruspe-Horner como a Conn 8D.
Confira no vídeo abaixo as 103 em ação com o naipe de trompas da Filarmônica de Berlim interpretando La Chasse de Tcherepnin.
Referências:
1 resposta em “Alexander 103, uma história de sucesso”
[…] arquitetura Schmidt foi utilizada por muitos fabricantes como Rampone-Cazzani, Gebr. Alexander, Carl Geyer, Richard Wunderlich, Lorenzo Sansone, e também C.G. Conn em seu primeiro modelo […]