Idade Média


Idade Média (500-1400)

Com a queda do Império Romano, os instrumentos de sopro de metal, especialmente os de bronze, começaram a cair no esquecimento. Aos poucos foram ressurgindo em outras narrativas, culturas e civilizações.

Na mitologia nórdica uma história conta que o deus Heimdal tocou um instrumento chamado Gjallarhorn ( Trompa de Gjallar) para alertae que Ettin, um gigante, estava prestes a atacar Walhalla, a moradas dos deuses.

Esse instrumento era uma especia de Lur, porém com a campana virada para baixo.

Heimdal com seu Gjallarhorn - Desenho do artista dinamarquês Lorenz Frølich (1820-1908) - Flatschart Horns
Fig. 1 – Heimdal com seu Gjallarhorn – Desenho do artista dinamarquês Lorenz Frølich (1820-1908)

A tapeçaria de Bayeux é um imenso tapete bordado, datado do século XI, que ilustra as cenas da conquista da atual Inglaterra por Guilherme II da Normandia.

Tocador de trompa em uma cena da tapeçaria de Bayeux (1066) - Flatschart Horns
Fig 2. Tocador de trompa em uma cena da tapeçaria de Bayeux (1066)

Na Canção de Rolando, um poema épico composto no século XI em francês antigo, a trompa do herói Rolando é chamada de Oliphant, na época, as presas de marfim dos elefantes eram utilizadas como instrumentos musicais.

Rolando tocando Oliphant -  Flatschart Horns
Fig. 3 – Rolando tocando Oliphant

Um Oliphant era um instrumento caro e raro que evidenciava a estirpe do seu proprietário. Muitas vezes era artisticamente esculpido e revestido com metais preciosos.

Fig. 4 – Oliphant encontrado no sul da Itália, datado de 1100

As ilustrações do início da Idade Média mostram trompas de tamanhos muito diferentes.

As maioria desses instrumentos certamente não poderia ser feita apenas de chifres de animais, provavelmente sua fabricação incluía cobre, bronze e madeira.

Anjo tocando trompa, Catedral de São Lázaro, França, séc. XIII - Flatschart Horns
Fig. 5 – Anjo tocando trompa, Catedral de São Lázaro, França, séc. XIII
Trompas em ilustração da Idade Média - Flatschart Horns
Fig 6. Trompas em ilustração da Idade Média
Fig. 7 – Sinos (com afinação) e Oliphant em ilustração da Idade Média